segunda-feira, 2 de maio de 2011

Chá das cinco


Com esse friozinho, nada mais gostoso do que reunir os amigos em volta de uma mesa de chá. O chá das cinco foi lançado na Inglaterra por volta de 1830 pela Duquesa de Bedford. Era uma oportunidade para exibir maravilhosas peças de porcelana e prata. Logo foram criadas regras de etiqueta para o serviço de chá e receitas que fariam parte do cardápio como: torradas com manteiga, geléia ou mel; scones, muffins, bolos e uma grande variedade de biscoitos e pãezinhos.
Só no final do século XIX, é que o chá se propagou no continente europeu, especialmente nas grandes cidades. Na França surgiram famosos salões de chá, na primeira metade do século XX, onde as damas da sociedade se reuniam para degustar o chá das cinco, que além de chá passou a ser servido também café, chocolate quente, drinques leves, saborosos petit-fours, sanduíche croque-monsieur, etc.




Confira uma receita de chá indiano para você fazer bonito no seu chá das cinco.

Chai indiano

Ingredientes:

  •    1,5L de água
  •    200g de gengibre
  •    160g açúcar (cristal ou refinado)
  •    10 cravos
  •    3 paus de canela (de 6cm)
  •    10 sementes de cardamomo
  •    100g leite em pó
  •    8 saches de chá preto

Modo de preparo:

Lave e rale o gengibre, na parte grossa do ralador, em seguida coloque o gengibre, o açúcar, o cravo e a canela em uma panela média em fogo médio-alto, mexendo de vez enquando. Separe 200ml de água do total de 1,5L e dilua o leite em pó. Coloque o restante da água em uma outra panela em fogo alto para esquentar.
Tirar as sementes de cardamomo da casca e, em um pilão, amasse-as até que fiquem em pequenos pedaços, quase como farelo.
Quando o açúcar e o gengibre ficarem com uma textura de melado, levemente escuro, está na hora de adicionar o cardamomo e em seguida a água quente. Após alguns minutos adicione o leite em pó diluído e deixe no fogo até que ferva.
Quando ferver desligue o fogo e adicione os sachês de chá preto, e deixe descansar por 10 minutos. Pressione levemente com uma colher os sachês na lateral da panela, afim de liberar todo o sabor do chá preto, mas muito cuidado para não estourar os sachês.
Peneire uma vez em uma peneira grossa para remover as partículas grandes e a canela, e depois para transferir à uma garrafa térmica passe para uma peneira fina.
Sirva sempre quente. Pode ser armazenado na geladeira por 1 dia, lembrando que antes de servir, ferva ele por 1 minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário