terça-feira, 10 de maio de 2011

A origem da cozinha mais famosa do mundo

Com seus sabores sofisticados e técnicas requintadas, a culinária francesa faz sucesso no mundo todo. Costuma-se dizer que a cozinha de um país tende a ser o reflexo mais público da história de um povo. Para saber o que a comida significa para os habitantes da França basta uma pequena volta em seus mercados, lojas, padarias, mantequerias e vinaterías.
Com sabores sofisticados e técnicas requintadas, a cozinha francesa encanta além de chefs do mundo todo, os apreciadores de paladar refinado. Mas há um detalhe que pouca gente sabe: sua origem foi muito influenciada pela cozinha italiana.
Com o Renascimento no século XV, houve uma mudança nos conceitos alimentares da nobreza italiana. Se antes eram simplistas, a partir de então começaram preparar melhor seus alimentos.
Além da preocupação com a apresentação dos pratos, o uso de especiarias fez com que os alimentos tivessem seus sabores realçados, o que acabou por dar um novo sentido ao momento das refeições, em que predominava o prazer ao saborear a comida.
A responsável por levar à França esse novo conceito foi Catarina de Médici, que ao casar-se com Henrique II levou em sua comitiva vieram cozinheiros de Florença com todas as suas habilidades e conhecimentos. E a partir de então, a história da cozinha francesa jamais seria a mesma.
Mas a fama veio somente com a Revolução Francesa, em 1789, fato que obrigou os grandes chefs a deixarem as cozinhas dos castelos e palácios e procurarem clientes mais comuns. Com isso, começaram a abrir restaurantes e bistrôs pelas ruas das principais cidades do país. Nascia a moderna culinária francesa.
Desde então, preparar a comida tornou-se ritual preferido da França, tendo um universo gastronômico quase inesgotável: das carnes aos peixes, dos vinhos aos laticínios, dos legumes às frutas. A diversidade de pratos e a imensa quantidade de ingredientes contribuem para a formação de uma cozinha elaborada e generosa.

Principais Alimentos

No país são produzidas mais de 400 variedades de queijos. Os tipos mais conhecidos são Camembert, Roquefort, Brie, Caprice des Dieux e Raclette.
O que decide como serão os pratos de uma determinada região são os legumes, as verduras e as frutas, geralmente consumidas frescas. As ervas finas além de proporcionarem um toque fino, saboroso e perfumado aos alimentos são consideradas imprescindíveis.
O pão é alimento básico para todos os franceses e por isso existe uma enorme variedade deles, como brioches, pain au chocolat, pão de champagne, pain aux raisins, além da tradicional baguette.

Saiba quais são os pratos clássicos dessa culinária

CassouletSemelhante a uma feijoada, com feijão branco, pato, cordeiro, lingüiças.



Gigot d’agneauPernil de cordeiro servido fatiado e mal passado


Blanquette de veauVitela cozida em cubos, molho de vinho branco e creme de leite.


Boeuf bourguignonCarne de músculo cozida com molho de vinho tinto, cebolinhas e champignons.


Fonte: site Caderno Gourmet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário